Há dias em que olhamos para as madeixas e temos vontade de gritar “socorro! Quero meu cabelo de volta”! É angustiante ver os fios ressecados, quebradiços, sem brilho, ásperos ou espigados, o que pode ocorrer por vários motivos: alisamento, escova progressiva, coloração, descoloração e o uso constante de chapinha e secador são só alguns deles.
Mas essa angústia com o cabelo danificado não acontece apenas pela química; o sol, a poluição e ar condicionado também maltratam os fios, deixando-os irreconhecíveis.
Calma, nem tudo está perdido! A solução para madeixas maltratadas está na reconstrução capilar.
O que é reconstrução capilar?
Existem várias formas de cuidar dos cabelos, mas uma das mais usadas e eficientes é a reconstrução capilar. Ela reestrutura os fios ao atuar na reparação da fibra capilar danificada por processos químicos ou agentes externos.
A vantagem desse procedimento é que a reconstrução ocorre de dentro para fora, devolvendo as propriedades naturais do fio – o que aumenta sua resistência e durabilidade do tratamento.
Estamos falando de um tratamento de reconstrução; por isso, a rotina requer produtos de qualidade, mais potentes e de alta intensidade para que o resultado seja visível e duradouro.
Será que meu cabelo precisa passar por esse tratamento?
Vamos combinar que qualquer cabelo pode se beneficiar muito da reconstrução capilar. Afinal, quase todo mundo já passou, pelo menos uma vez na vida, por procedimento químico. Sem contar que a exposição a agentes externos, como poeira, vento e sol, são constantes na vida da maioria de nós.
Mas, caso haja dúvidas, consulte um profissional para que ele avalie o tamanho do dano e qual é o tratamento mais indicado. A reconstrução capilar é indicada especialmente se o cabelo apresentar os seguintes sinais:
- Fios elásticos que não retornam à estrutura original quando tensionados;
- Presença de frizz, resultado de quebra;
- Facilidade de embaraço, mesmo sem ação direta do vento;
- Fio quebradiço, opaco e sem vida;
- Textura áspera, ressecada e com pontas duplas.
Se o cabelo tiver um ou mais desses sintomas, é hora começar o tratamento. E esse funciona da seguinte maneira: quanto mais comprometido o fio, menor será o intervalo entre uma reconstrução capilar e outra.
É possível fazer reconstrução capilar em casa?
Como dissemos, para um melhor resultado, é preciso que um cabeleireiro faça a avaliação capilar e indicar a frequência e a maneira correta de fazer. Contudo, é possível tratar e devolver as características naturais dos fios em casa e diariamente.
A solução está na linha Therapy M. Pantenol, da Mutari. Os produtos elaborados com Dexpantenol Quaternizado agem nas áreas mais danificadas até as superfícies do fio, pois contêm nanopartículas bem pequenas que repõem proteínas, água, queratina e nutrição, protegendo a estrutura capilar contra novos danos.
A linha é composta pelos mais nobres ativos e foi revitalizada para potencializar o resultado e garantir cabelos mais saudáveis e sedosos. Graças ao Dexpantenol quaternizado, que é uma pró-vitamina B5, os efeitos nos fios são mais visíveis, pois promove hidratação de efeito duradouro (long lasting).
Além disso, ela propicia nutrição profunda, restauração capilar e revitalização do couro cabeludo, devolvendo brilho, maciez e balanço aos fios por meio do diamante e da queratina vegetal.
Para restaurar interna e externamente a quebra dos fios fragilizados, basta seguir três passos:
1 – Lavar
Aplique o shampoo Therapy M.Pantenol nos cabelos molhados e massageie suavemente. Os agentes limpam com eficiência, enquanto os ativos restauram a fibra capilar, proporcionando resistência, hidratação e maciez aos fios.
2 – Hidratar
Em seguida, passe a máscara de reconstrução em toda extensão dos fios, penteie e deixe agir de 3 a 5 minutos.
A máscara de tratamento Therapy M. Pantenol possui ativos reconstrutores que fortalecem, restauram e hidratam a fibra capilar, conferindo brilho, resistência e maciez aos cabelos.
3 – Finalizar
Após lavar o cabelo, aplique o creme de pentear para restaurar, desembaraçar, eliminar frizz e formar uma película protetora. Não enxague e deixe secar naturalmente ou com secador pois este produto pode ser utilizado como protetor térmico.
Agora que você sabe como fazer reconstrução capilar diariamente, não há desculpa para deixar os fios danificados. Entre no site da Mutari e adquira o kit completo com um super desconto!