Neste artigo você vai encontrar todas as informações essenciais de que precisa sobre protetor térmico para os cabelos, desde o que é e para quê serve, até as formas de uso, durabilidade e dicas dos melhores produtos do mercado.
Durante a nossa rotina de cuidados com o cabelo é natural que surjam dúvidas em relação a real necessidade de alguns produtos.
Quando o assunto é o protetor térmico, isso com certeza se aplica. Afinal, será que é realmente necessário o uso de um produto para proteção dos fios das fontes de calor?
Antes de mais nada podemos adiantar que sim, ele é super necessário e, além de proteger, o protetor térmico tem outras características que vão garantir mais beleza aos cabelos.
Contudo, para usufruir de todos os seus benefícios, é preciso aplicá-lo no momento certo e usar a versão mais adequada para o seu tipo de fio.
Siga a leitura e entenda todos esses detalhes.
O que é e para que serve protetor térmico?
O protetor térmico é um dos produtos mais utilizados em salões de beleza, mas também em casa, quando o assunto é a manutenção da saúde capilar.
Sabemos que existem diversas técnicas para deixar os fios visivelmente belos, mas que, muitas vezes, prejudicam a estrutura do cabelo. Ou seja, com o tempo, a prática é danosa para os cabelos.
Isso acontece quando utilizamos fontes de calor com frequência, como a chapinha, secador, babyliss ou difusor. Nesses casos, como o cabelo entra em contato com altas temperaturas, os danos podem ser inevitáveis, causando frizz, ressecamento e quebra nas pontas.
Por esse motivo, o uso do protetor térmico se faz necessário para manter os fios bem tratados, intactos ou mesmo ajudar a modelá-los.
Como o produto cria uma barreira protetora nos cabelos, ele contribui para a diminuição do frizz, garantir mais brilho e aumentar a durabilidade do efeito das ferramentas de calor.
Protetor Térmico X Leave-in
Uma dúvida constante dos consumidores e até mesmo entre os profissionais da beleza é sobre a função do protetor térmico e do leave-in.
De maneira geral, enquanto o primeiro protege os fios das ferramentas de calor, o outro tem a função de finalizar, ajudando a nutrir, hidratar e dar mais vida aos fios.
Porém, é possível que essas duas funcionalidades estejam reunidas em um único produto, ou seja, um leave-in com proteção térmica.E isso fica fácil de encontrar aqui na Mutari, afinal, todos nossos leave-in tem ativos que fazem a proteção térmica e solar dos seus fios. Garantindo assim um cabelo muito mais protegido e saudável!
Como utilizar o protetor térmico?
O protetor térmico pode ser aplicado nos cabelos ainda úmidos ou secos para em seguida realizar qualquer tipo de procedimento com secador, chapinha e afins.
Entretanto, ele também garante um resultado maravilhoso, quando os fios são secados naturalmente, com menos frizz, mais balanço e brilho.
Saiba para que tipo de cabelo é indicado o protetor térmico
O protetor térmico é um produto indicado para qualquer tipo de cabelo, uma vez que todos eles podem ficar expostos à luz solar e/ou passar por procedimentos que envolvam fontes de calor. Mas, vale lembrar que o protetor térmico pode ser encontrado em diversas texturas, e cada uma delas combina mais com um tipo de cabelo.
Se os seus fios são mais finos, você provavelmente irá preferir um protetor térmico fluido ou em spray. Já se o seu cabelo for mais volumoso e grosso, as versões mais densas e cremosas são as melhores para os seus fios!
Onde encontrar os melhores protetores térmicos
No mercado, existem diversas marcas e princípios ativos que prometem proteger os cabelos dos danos sofridos pelas ferramentas de calor.
Vamos indicar para você os produtos das nossas linhas que unem tradição e qualidade em mais de 26 anos de presença no mercado da beleza.
O primeiro é o #1 Indispensável, um finalizador perfeito para quem tem fios finos e que ama aquele aspecto leve e solto. É também formulado com nano partículas restauradoras e ultra hidratantes com ação imediata, garantindo efeito anti porosidade e alinhamento de alto impacto.
Outro produto incrível é o Protetor Finalizador 48h, um produto elaborado com sistema High Tech que promove 99% de ação antiumidade.
Ele possui ativos de Ultra Polímeros Térmicos que proporcionam alto poder de condicionamento e efeito memória, mantendo os processos térmicos por 48 horas, mesmo em situação de umidade ou até a próxima lavagem.
Dentre os muitos benefícios do 48H, podemos citar:
- Diminuição do tempo de secagem;
- Possui proteção térmica e solar;
- Promove a durabilidade da cor;
- Alto poder condicionante;
- Efeito memória;
- Fios flexíveis, sedosos e sem frizz.
Outra importante sugestão são os Óleos Preciosos Mutari. Eles se tornaram os queridinhos dos salões de beleza e, claro, nos cuidados em casa.
As opções da linha se aplicam a todos os tipos de cabelos, inclusive os mais oleosos, oferecendo maciez, brilho e nutrição.
Além de todos esses benefícios, os Óleos Preciosos da Mutari possuem proteção térmica e solar, o que contribui para a proteção ao calor em todas as suas formas.
A diferença de produtos termoativados e protetor térmico
Os produtos termoativados e o protetor térmico podem até ter nomes parecidos, mas, na prática, possuem funcionalidades e funcionamento bastante diferentes.
Os itens termoativados são aqueles que precisam da ação do calor para serem eficientes e promoverem o seu efeito nos fios. Geralmente, esses produtos têm o objetivo de recuperar a saúde e a vitalidade do cabelo após algum dano que foi causado a ele.
Já o protetor térmico não tem a função de restaurar os fios após um dano. Ele tem justamente o papel de evitar que possíveis prejuízos relacionados à excessiva exposição ao calor atinjam o cabelo, protegendo-o e evitando que ele fique com um aspecto ressecado e quebradiço.
Conheça algumas vantagens de usar o protetor térmico
O protetor térmico é um produto com múltiplas vantagens para o cabelo, e elas vão muito além da proteção dos fios. Conheças as principais delas e se encante, ainda mais, por esse produtinho que deixará o seu cabelo impecável!
Prolonga o efeito da escova, chapinha e babyliss
Um benefício sensacional do protetor térmico é o seu poder de prolongar o efeito da escova, chapinha e babyliss. Todo mundo sonha em manter o resultado imediato desses procedimentos capilares por um maior período de tempo, né?
E com o protetor térmico, isso é super possível, uma vez que ele fecha e alinha as cutículas do cabelo, dificultando a ação danosa de agentes externos, como a poluição e a umidade. Isso é ou não é tudo que você sempre quis para os seus fios?!
Protege as camadas internas contra o calor
A exposição às altas temperaturas é uma ação bastante prejudicial à fibra capilar, causando o ressecamento e a porosidade dos fios. Mas, felizmente, o protetor térmico consegue selar as cutículas do cabelo e gerar uma película protetora ao redor do fio, impedindo que as camadas internas sejam afetadas pelo calor excessivo.
Assim, mesmo com a utilização de secador, prancha e babyliss, o seu cabelo não terá que lidar com os efeitos negativos das altas temperaturas!
Possui ativos hidratante ou umectantes
Como se não bastasse todos os outros benefícios que o protetor térmico proporciona aos fios, ele ainda mantém o cabelo hidratado e/ou umectado. Isso porque ele possui ativos que exercem função hidratante e umectante, o que colabora com o aspecto saudável, brilhoso e nutrido dos fios.
Dá mais brilho e movimento
O protetor térmico possui em sua formulação substâncias capazes de oferecer mais brilho e movimento aos fios. Desse modo, além de ficar com o efeito incrível gerado pelas ferramentas de calor, o seu cabelo terá um resultado ainda mais intensificado e sensacional.
Não tem como usar um protetor térmico e não ficar com o cabelo radiante e pronto para se destacar por onde passar! Sem dúvidas, esse é um produtinho milagroso!
Filtro UV x proteção térmica: Devo usar os dois?
É fácil confundir a funcionalidade de um protetor térmico e a de um filtro UV, entretanto cada um exerce diferentes papéis dentro da fibra capilar. Algo que vale ressaltar é que o uso de um não anula o outro, são sim complementares.
Produtos que possuem filtro UV, são específicos para proteger os fios dos raios solares passivos. E, como vivemos em um país tropical, no verão, as temperaturas ficam bem mais altas, chegando a ultrapassar os 40°C em algumas localidades. Pode até não parecer, mas essa intensidade solar também prejudica o cabelo, deixando-o mais ressecado e quebradiço.
Uma dica interessante é escolher, então, um protetor térmico que também tenha filtro UV, porque seja natural ou artificial seus fios vão estar protegidos das fontes de calor excessivas!
Principais dúvidas sobre o protetor térmico
Existem muitas dúvidas em relação ao uso do protetor térmico, principalmente por ser um produto mais específico para uso de ferramentas de calor.
Por isso, vamos relacionar alguns aspectos sobre esse item que vão fazer a diferença na sua rotina diária de cuidados com os cabelos. Confira a seguir!
O uso pode ser diário?
A regra em relação ao protetor térmico é clara: a aplicação do produto deve ser feita antes de usar qualquer ferramenta de calor.
Se você faz uso diário de secador, chapinha, babyliss ou difusor, então, deve ser usado todos os dias. Caso contrário, não há necessidade.
Contudo, existem versões que são multifuncionais, podendo ser usadas para trazer outros benefícios, como proteção solar, definição, volume e condicionamento. Nestes casos, use conforme a indicação do produto.
É possível substituir o protetor térmico por outro produto?
O protetor térmico é insubstituível, já que o efeito de proteção do calor de equipamentos só é suprido por ele.
Porém, esse tipo de produto pode vir em diferentes versões, como: cremes, óleos, gel e spray.
Todos proporcionarão o mesmo efeito, que é criar uma barreira protetora no cabelo, impedindo possíveis danos na estrutura capilar.
No entanto, é preciso ficar de olho no rótulo do produto e verificar a sua funcionalidade e escolher o que melhor se adequa ao seu tipo de fio.
Qual a durabilidade do protetor térmico?
A durabilidade do produto depende das substâncias utilizadas na fabricação e da confiabilidade da marca.
Usualmente, sua ação gira em torno de duas horas. Ou seja, se você aplicou o produto, mas não utilizou qualquer ferramenta de calor nesse meio tempo, é preciso reaplicar o protetor térmico antes de escovar, pranchar ou usar outra ferramenta.