Resumo: Neste artigo você vai encontrar tudo que precisa saber sobre poros dilatados e tirar suas dúvidas sobre o que eles são, como é possível cuidar e reduzir, assim como os tratamentos possíveis.
Uma parcela significativa da população teve ou tem uma condição chamada de poros dilatados. São pequenos orifícios na pele responsáveis pela secreção de líquidos, como suor e sebo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, poros dilatados não são classificados como uma doença.
Porém, podemos destacar que eles frequentemente causam desconforto estético, já que os orifícios são bem aparentes e, consequentemente, deixam a região pouco uniforme.
Quais são as causas dos poros dilatados?
Muitas pessoas com propensão a poros dilatados acreditam que fizeram algo ou utilizaram algum produto de forma incorreta para que eles surgissem, contudo, não é bem assim.
Na verdade, essa condição é característica de quem tem a pele oleosa, e ocorre porque o óleo e as células mortas que são depositadas ao redor dos orifícios, deixam a região inchada. Assim, a aparência é a de que eles são maiores.
Outro fator que contribui para a presença deles na pele é a hereditariedade. Afinal, é por meio da genética que herdamos características físicas e, consequentemente, o aspecto da pele.
Existem também outros fatores que podem contribuir para que os poros fiquem dilatados, como é o caso do banho quente. A água quente desidrata a pele e, consequentemente, nosso organismo entende que ela precisa produzir mais óleo para compensar, o que causa a dilatação dos poros.
Seguindo essa linha, o próprio suor e o envelhecimento da pele também são fatores que contribuem para estimular o quadro dos poros dilatados.
Existe diferença entre poros dilatados e obstruídos?
São duas condições diferentes e que merecem tratamentos específicos. Nos poros dilatados o sebo natural da pele flui naturalmente e não gera nenhum tipo de inflamação.
Já quando se trata dos poros obstruídos, eles são caracterizados pelo entupimento em virtude do acúmulo de células mortas ou resíduos na pele. Consequentemente, isso causa o acúmulo de bactérias e pode favorecer o surgimento de acnes e comedões.
Como faço para evitar os poros dilatados?
A dilatação dos poros da pele é uma condição que causa incômodo a muitas pessoas por isso, manter a derme saudável e livre de impurezas não é uma questão apenas estética, mas também envolve o bem-estar.
Além dos tratamentos, que são super importantes, existem formas de prevenir o seu aparecimento.
De acordo com a SBD, é preciso evitar alimentos gordurosos, tomar bastante líquido para melhorar a hidratação da pele e, claro, manter uma rotina de cuidados com a pele do rosto.
Como tratar a dilatação dos poros no rosto?
Existem inúmeros produtos no mercado que ajudam a recuperar a saúde da pele, deixando-a linda, saudável e com viço.
O ideal é começar pela limpeza da região uma vez ao dia, utilizando sabonetes específicos ou um tônico facial. A seguir, utilize hidratantes oil-free e não se esqueça do protetor solar.
Outro produto-chave que pode ser incorporado na rotina de cuidados e que é um forte aliado anti dilatação dos poros, é o Peeling de Quartzo Esfoliante Facial – Face Clean da Mutari.
Este é um esfoliante à base de cristais de quartzo, alumina e semente de maracujá que remove impurezas, células mortas, corrige imperfeições da pele e promove a desobstrução dos poros.
Além disso, o produto possui propriedades anti-inflamatórias e anti-irritantes, graças à combinação de alantoína com mentol. Isso proporciona uma sensação de refrescância e o controle eficaz do brilho e oleosidade.
Para saber mais sobre esse e outros produtos que ajudam a manter sua pele ainda mais linda e radiante, visite o nosso site ou acesse a loja virtual da Mutari!