Dia 17 de novembro é comemorado o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Este foi o principal motivo para que o mês de novembro fosse escolhido o mês da campanha de conscientização realizada em diversos lugares do mundo, o Novembro Azul. O objetivo é alertar a sociedade e principalmente os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O movimento surgiu na Austrália em 2003 e a proposta da campanha Novembro Azul, é trazer um debate e informação sobre câncer de próstata e outras doenças masculinas como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
A Mutari apoia esta campanha e convida a todos os homens a se cuidarem através da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos
No Brasil, em 2016, são estimadas 13 mil mortes. Os levantamentos são do Instituto Nacional de Câncer. Já em MS, os números indicam queda nos últimos anos.
A situação não está nem um pouco azul no Brasil, quando o assunto é o câncer de próstata. A doença figura como a segunda mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. O Alerta vermelho é do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que prevê o registro de mais de 61 mil novos casos no país em 2016.
Como previnir o câncer de próstata
Uma das formas de prevenir o câncer de próstata é aderir a uma alimentação saudável, incluindo no cardápio alimentos saudáveis como por exemplo o tomate, rico em licopeno, tem sido associado a uma redução do risco do desenvolvimento de tumores na próstata. Outros alimentos como soja, chá verde, alho, cebola e brócolis também podem ter efeito protetor de câncer de próstata, segundo estudos epidemiológicos.
Agora o mais importante é Exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que deve ser feito anualmente em indivíduos acima de 45 anos. Mas atenção: no caso de homens que possuem histórico familiar da doença, é recomendado que se faça antes dos 40.
6 sintomas do câncer de próstata
|
ATENÇÃO!
Ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, faça exames preventivos e cuide de sua saúde. |
– Outubro Rosa – Saiba mais e conheça a campanha – Campanha de conscientização a prevenção do câncer de mama.