Você sabe qual a maneira correta de fazer a manutenção e higiene de sua escova de cabelos pessoal?
As escovas de cabelos sujas, assim como outros acessórios pessoais para cabelos como pentes e presílhas, podem provocar danos ao couro cabeludo, arrancar cabelos e, o pior de tudo, causar até mesmo doenças, já que favorecem a proliferação de microorganismos.
ATENÇÃO! ESTAS DICAS SERVEM PARA ESCOVA DE CABELO DE USO PESSOAL
E no salão de beleza? É fundamental lembrar que os cabeleireiros devem lavar as escovas sempre, após o uso em cada cliente. O período de 15 dias só se aplica aos acessórios pessoais e que não são compartilhados com outras pessoas.
Dicas de como limpar ou lavar a sua escova de cabelos da maneira correta:
Para manter as cerdas limpas de forma correta, não basta somente retirar os fios presos após cada escovação com ajuda de um pente ou com as mãos mesmo. As escovas para cabelos acumulam restos de produtos, sujeiras e poeiras que se acumulam nos fios ao longo do dia, deixando-as oleosas e susceptíveis à proliferação de bactérias.
Passo a passo para lavar corretamente a sua escova de cabelos:
Estas dicas valem também para pentes de cabelos e prendedores. Ambos precisam dos mesmos cuidados! Vejam os passos para higienizar a sua escova e acessórios:
1. Antes de lavar a escova de cabelos, retirar os fios de cabelos da escova:
– Primeiramente, retire com ajuda de um pente os fios de cabelos agarrados nas cerdas da escova, pois a sujeira e as partículas de pele tendem a se grudar neles. Mas retire-os com muito cuidado! Arrancar os fios presos à escova de cabelos de uma vez amolece e danifica as cerdas além de comprometer a função da escova.
– Se a escova de cabelos for aquela que apresenta umas bolinhas na ponta das cerdas, e estas bolinhas estiverem soltando, o ideal e trocar de escova para que ela não cause danos aos cabelos e principalmente ao couro cabeludo.
2. Como lavar a escova de cabelos:
– Lave a escova com cuidado para não danificar, de preferência, com shampoo neutro (aqueles infantis) ou sabão neutro, água corrente e esponja macia para que, tanto a escova quanto os outros acessórios para cabelos, não percam a cor ou função.
– Se a sujeira estiver impregnada, coloque a escova de molho por 30 minutos em água e shampoo neutro.
– Se o material for de plástico, recomenda-se colocar de molho em um litro de água e uma colher de água sanitária, para desimpregnar a sujeira e também para a desinfecção do acessório.
– Para limpar fileiras estreitas o indicado é utilizar pedaços de algodão ou uma escova de dentes macia.
3. Enxaguando a escova de cabelos:
– Por fim, enxágue bem a escova em água corrente. Certifique-se que removeu todo o shampoo para que as substâncias não acabem em seu cabelo quando penteá-lo.
– As escovas para cabelo de madeira podem ser lavadas por inteiro, pois a matéria-prima recebe tratamento para suportar a umidade. Já as escovas de cabelo metálicas devem ser enxugadas com pano limpo para evitar oxidação.
4. Secando a escova de cabelos:
– Deixe os acessórios secarem naturalmente em local ventilado longe do sol.
– Você pode usar também o ar frio do seu secador ou coloque-a sobre uma toalha e deixe secar até o dia seguinte. Evite também secá-los utilizando o ar quente secador ou estufa, isso compromete a qualidade e função do acessório.
– Sua escova de cabelos estará pronta para ser usada quando estiver completamente seca.
#DICAMARA
Para lavar pincéis de maquiagem:
Assim como escovas de cabelos devem ser lavadas a cada 15 dias, os pincéis de maquiagem também!
O processo para os pincéis é o mesmo, que devem ser lavados com esponja macias e shampoo neutro, com movimentos delicados respeitando a direção das cerdas dos pincéis. Deixe-os secar completamente antes de guardar!
Beijos da Mara!
Artigos relacionados