Existem muitos mitos sobre os cuidados com a pele oleosa – incluindo a ideia de que todo protetor solar aumenta ainda mais a produção de óleo. De fato, alguns produtos podem ter a composição não comedogênica e colaborar para isso, o que pode ser evitado ao ler atentamente o rótulo da embalagem.
Brilho extra, sensação de derretimento e pele engordurada são reclamações feitas por quem tenta buscar por um protetor facial realmente bom. Para encontrar o produtinho perfeito, é preciso considerar pontos como a textura, tempo de ação na pele e os ingredientes. A combinação de todos esses fatores afeta diretamente o resultado do produto sobre a pele.
Independentemente de ainda não ter acertado na escolha do protetor solar, não deixe de usá-lo diariamente, principalmente ao se expor aos raios solares. Fique atenta às dicas que daremos aqui e saiba exatamente como escolher o protetor solar ideal para o seu tipo de pele.
Protetor solar para pele oleosa tem que ser específico
Lembre-se que a principal função do protetor solar é fazer exatamente aquilo que se propõe o nome do produto: proteger a pele do sol. Os danos causados pelos raios ultravioletas são sérios e cumulativos, provocando o envelhecimento precoce, manchas e doenças como o câncer de pele.
O primeiro ponto a observar é o Fator de Proteção Solar (famoso FPS), ele é responsável por proteger sua pele quando exposta ao sol evitando que ocorra queimaduras solares, isso quando reaplicados corretamente.. Produtos indicados para peles oleosas, normalmente possuem FPS 30.
Contudo, sempre que o FPS é aumentado, a textura do produto também muda, tornando-se mais denso e, consequentemente, mais oleoso. Nesse caso, o ideal é optar por produtos de fator mais baixo e retocar a aplicação a cada duas horas.
A grande maioria dos produtos possui textura cremosa, o que não é o mais indicado para a pele oleosa. Existem opções em gel, gel-creme ou líquido, com aspecto mais fluido e menos pegajoso. Com produtos menos densos, a pele fica mais suave e com menos brilho.
Também é importante buscar pela informação Oil Free na embalagem, que significa que o produto não possui óleos em sua fórmula. Comumente, o ingrediente é acrescentando para colaborar com a hidratação da pele e facilitar a aplicação do produto, deixando-o mais cremoso e fácil de espalhar.
Contudo, quanto mais óleo na composição do protetor, maiores as chances de aumento na produção das glândulas sebáceas, novas acnes, cravos e sensação pegajosa e de derretimento. O ideal seria sentir a textura do produto antes de adquiri-lo, evitando itens cremosos e oleosos.
Sempre que o rótulo descrever o efeito matte, saiba que o produto foi desenvolvido especialmente para evitar o brilho intenso que os protetores comuns dão à pele. O rosto fica sequinho e fresco por mais tempo, uniformizando o tom, disfarçando os poros e promovendo a sensação aveludada ao tocar.
O toque seco, sem sensação pegajosa, também é uma característica de produtos de efeito matte. Mesmo com informações de oil free e efeito matte, é importante que o rótulo defina o protetor solar como não comedogênico. Isso significa que o produto não irá entupir os poros e provocar extrema oleosidade à pele com o passar das horas.
Lembre-se de que, independentemente do produto apresentar todas essas informações, caso não seja específico para a área do rosto, de nada adiantará, uma vez que os produtos para a face possuem formulação voltada para manter a beleza da pele, sem provocar acnes e oleosidade extra.
Pensando nisso, a Mutari Pro Skin desenvolveu o Fotoprotetor Absolut 360° FPS 35 – PRO SKIN, de fórmula leve, free oil e de efeito mate, garantindo proteção aos raios UVA/ UVB e Luz Digital, deixando a pele sequinha durante horas. Além disso, o produto possui Niacinamida, que previne o envelhecimento precoce, uniformiza a pele e minimiza o surgimento de manchas.
Com textura gel creme, o Fotoprotetor Absolut 360° mantém a oleosidade controlada, sem brilho excessivo e ainda possui ação anti envelhecimento, protegendo a pele também da poluição da cidade e contra agressão da luz vísivel.
Cuidados para pele oleosa além do protetor
O skin care não é exclusividade das peles mistas ou secas: o passo a passo de limpeza e hidratação da pele também é fundamental para todos os tipos de pele. Começar pela esfoliação, renovando as células do rosto, é importante para limpar e revitalizar o tecido.
Na hora de lavar, use sabonetes exclusivos para a área do rosto e que sejam, preferencialmente, líquidos, loções, ou em gel, diminuindo as chances do aumento da produção sebácea.
Depois de retirar as impurezas, não se esqueça de hidratar-se. Mesmo a pele oleosa precisa desse cuidado, mantendo o aspecto saudável e jovial da face.
No blog da Mutari Pro Skin você encontra dicas importantes para ficar ainda mais bonita, como a importância dos cuidados da pele pós-pandemia. Confira o material e aproveite as dicas para otimizar seu skin care diário.