Escultora tailandesa faz peças de crochê com cabelo de portadores de câncer
Uma exposição em Bangcoc apresenta esculturas feitas com crochê de cabelo humano para ilustrar a fragilidade do corpo e alertar à prevenção de câncer. A exposição Hair for Hope, que significa Esperança pelo Cabelo, apresenta borboletas e flores tecidas com fios de voluntários e vítimas da doença para representar o desafio da cura e o ciclo da vida.
Nós da Mutari sempre usamos as borboletas para ilustrar o valor da transformação de um ser sem graça, em algo cheio vida, de cor, alegria! A artista plástica tailandesa Imhathai Suwatthanasilp também escolheu as borboletas para o seu trabalho, pois, segundo ela, estes insetos passam a ideia de força e delicadeza. "Elas inspiram transformação. Nascem lagartas feias, viram borboletas lindas(…)", explica.
Uma arte que serve de inspiração!
Cada peça pequena leva cerca de uma semana para ficar pronta. Ela tece fio-a-fio as composições mesclando diferentes pontos de crochê. O cabelo utilizado nas obras vem de portadores de câncer, que perderam os fios por causa da quimioterapia, ou de doadores, que cederam as mechas para fazer perucas aos doentes. A intenção da artista é chamar a atenção das pessoas para se cuidarem, fazendo exames de rotina para evitar a doença ou até mesmo que ela seja descoberta tarde demais! #FicaADica!
Fonte: Site BBC Brasil