Existe uma máxima no mundo da tecnologia que diz que, para que você tenha sucesso na carreira, precisa sair do escritório. Ou seja: não adianta ter a melhor ideia do mundo se ela só é viável na sua cabeça. É preciso sair do prédio, conversar com as pessoas, testar possibilidades, voltar e, aí sim, implementar novos produtos e serviços.
Hoje a gente quer te contar que isso não é verdade só para o mundo da tecnologia e das startups em geral. Qualquer empreendedor, inclusive o micro, consegue se beneficiar quando sai da sua estação de trabalho para conhecer coisas e oportunidades novas.
No caso dos cosméticos e dermocosméticos, uma das melhores formas de “sair do escritório” e começar a ter olhares diferentes sobre a quantas anda o mercado em que se atua é através dos eventos especializados.
Sim: as feiras de cosméticos são proveitosas não só para as marcas, que expõem seus produtos, mas também para cabeleireiros, esteticistas, consultores e distribuidores que vão estar a par das maiores novidades da temporada. E fazer sabe o que com isso? Dinheiro.
Em setembro a Mutari vai fazer parte da Beauty Fair, em São Paulo, uma das maiores de seu segmento. Vamos falar sobre tendências, mostrar novos produtos e trocar ideia com quem está na linha de frente da usabilidade do que criamos – ou seja, cabeleireiros, profissionais da estética e distribuidores.
O evento será realizado entre os dias 8/8 e 11/8 e ainda dá tempo de fazer o credenciamento por esse link aqui. Se você quer participar dessa e de outras feiras de cosméticos e quer tirar o maior proveito possível, veja nossas dicas:
#1 – Encare a feira como um investimento
Muita gente acha que basta sair da cidade para que a viagem vire a tão sonhada semana de férias. Você até pode tirar uns dias para passear pelo local em que o evento ocorre, mas é importante se lembrar do esforço que você fez e faz para participar de congressos e feiras.
Ou seja: não é apenas passeio, mas investimento. Você vai pagar pelo credenciamento, as passagens, o hotel, a alimentação e precisa ter retorno disso. Como? Em contatos, que podem gerar novos negócios no futuro, ou em parcerias imediatas, como conhecer e representar uma nova marca.
Se a Mutari ainda não é uma das suas representações, esses eventos são uma ótima oportunidade para que você veja que ainda não está vendendo os melhores produtos. 😉
#2 – Leve cartões de visita
Seja você um profissional experiente, com anos de mercado, ou um iniciante, em sua primeira feira, para estabelecer uma boa troca de contatos é preciso se fazer lembrar.
No mundo dos negócios, ainda não há nada melhor para manter seu nome na cabeça de outra pessoa, em eventos e feiras, como um cartão de visitas. Isso porque, no calor da programação, nem sempre temos tempo de conversar em profundidade com quem gostaríamos. Um bom cartão fará a pessoa se lembrar de você e ter seus contatos para um bate papo em breve.
Não deixe de colocar no seu: seu nome, o nome da sua marca, e-mail e telefone. Se sobrar espaço, coloque seu endereço. Capriche no design para ter um cartão diferente e impactante.
#3 – Deixe a timidez em casa
Vai falar com uma pessoa fera na sua área, com o gerente de uma marca que quer representar ou com o cabeleireiro, esteticista celebridade que faz a participação na feira?
Pois fale! Deixe a timidez de lado e encare essa oportunidade como uma chance que você pode não ter, com tamanha facilidade, em outros momentos da sua rotina.
Mas atenção: por mais que seja legal trocar ideia com gente famosa ou importante, não faça com que o registro fotográfico seja o foco da sua aproximação. Tirar fotos pra postar no Insta é legal, mas fazer perguntas que podem te ajudar na carreira é melhor ainda.
E, dependendo do seu interesse, a pessoa por quem você tem admiração pode se lembrar de você para futuras parcerias. Não soa bem mais legal do que um stories bombado?
#4 – Conheça marcas
Lembre-se do que falamos lá no início: grandes marcas do segmento de cosméticos e dermocosméticos vão para a feira mostrar novidades. Não se esqueça de ver quais são elas e como agregam valor à vida dos seus clientes.
A Mutari, por exemplo, vai para a Beauty Fair cheia de novidades interessantes que vão encher os olhos de cabeleireiros, esteticistas e distribuidores. E, como sempre, queremos que todos os profissionais dessas áreas se beneficiem profissional e financeiramente do nosso esforço e das pesquisas que fizemos.
Não saia das feiras sem um catálogo completo das marcas que te interessam. Assim vai ficar bem mais fácil estudar, com calma, as melhores possibilidades para o seu momento de vida.
E você, tem alguma dica de ouro para quem precisa aproveitar a Beauty Fair e outras feiras do gênero? Compartilhe com a gente e ajude ainda mais pessoas a sair dos eventos com bons #contatinhos!