Um dos assuntos mais comentados dos últimos dias, a COP27, esteve no radar da mídia e das redes sociais. Afinal, o debate e as propostas de ações ligadas ao clima afetam a população como um todo e precisam ser tratadas com urgência.
Embora a pauta seja de interesse coletivo, ainda existem grupos que desconhecem a sua importância ou não sabem o papel da área da beleza nesse cenário.
Para começar, vamos explicar…
O que é a COP27
A COP27 é o evento mais importante e o maior já realizado quando o assunto é mudança climática. A 27º edição da Conferência do Clima da ONU aconteceu em novembro de 2022, na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito.
O evento de 12 dias teve como objetivo reiterar o cumprimento dos compromissos fixados anteriormente e as metas de redução da emissão de gases do efeito estufa.
Além disso, os países participantes debateram sobre o impacto climático na questão financeira e o que cada um está fazendo para conter o aquecimento global.
Dessa maneira, foram promovidas várias discussões que afetam a humanidade, como:
- Desmatamento;
- Adoção de práticas sustentáveis pelo agronegócio;
- Garantia da segurança alimentar;
- Adoção de uma matriz energética mais limpa e sustentável;
- Manejo sustentável das fontes de água potável;
- Igualdade de gênero e a participação da mulher na adaptação às mudanças climáticas;
- Auxílio aos países menos desenvolvidos.
O Brasil, um dos componentes da COP27, ocupa uma posição de destaque nas discussões que envolvem meio ambiente e sustentabilidade, em função do papel da Amazônia no clima mundial.
Mas engana-se quem pensa que apenas autoridades políticas estão à frente desse movimento.
A participação dos movimentos sociais, povos tradicionais, ambientalistas, pesquisadores, representantes de empresas e dos governos é de grande importância para o avanço da pauta no Brasil.
Como a área da beleza pode contribuir para mitigar os impactos no clima?
Durante o evento da COP27, o tema sustentabilidade e beleza se tornou pauta de alguns empresários.
Para quem não sabe, esse tipo de indústria é a que mais polui, já que a produção de cosméticos convencionais utiliza 10 mil substâncias químicas. Isso inclui petroquímicos que não se decompõem facilmente e que podem se acumular no corpo humano.
Além disso, o volume de embalagens descartados indevidamente no meio ambiente tem crescido na população, poluindo rios, mares e matas. Esses e outros problemas têm forçado as indústrias da beleza a buscarem alternativas que mitiguem os impactos na natureza, com foco na sustentabilidade.
Ao comprar um produto, nossa tendência natural é jogar fora quando acaba. Mas, se o descarte ocorre de forma inadequada, somada à ausência de coleta seletiva, ele pode provocar impactos irreversíveis no ecossistema, como poluição do solo e mortandade da vida marinha.
A Mutari se preocupa com o bem-estar das pessoas e da natureza. Uma empresa da beleza que é amiga da natureza e, que, além de não realizar nenhum tipo de teste em animais, também abraça a sustentabilidade.
Por isso, estimulamos o uso das nossas embalagens em algo útil para sua casa ou trabalho, evitando que o plástico caia em lugar errado. Além disso, estamos desenvolvendo linhas que não utilizam substâncias de origem animal. Por isso, colocamos à disposição produtos veganos que contêm em sua fórmula matérias primas de origem vegetal.
Quer saber mais sobre os programas de responsabilidade social e sustentabilidade da Mutari? Acesse nosso site e acompanhe nossas postagens!