Toda mulher gosta de ficar com a pele lisinha, macia e livre de pelos. No verão, então, a busca pela depilação aumenta ainda mais, já que a transpiração incomoda. Além disso, é o momento de usar biquínis e roupas mais cavadas, e muitas ainda se sentem constrangidas em mostrar os pelos em público.
É bom ressaltar que ninguém precisa se depilar. Essa é uma escolha individual – e não uma regra de estética. E, se você é do time que gosta de se depilar, e sabe que existem alguns métodos para isso, esse texto é pra você.
Seja na lâmina, na cera, a laser ou na linha, a pele acaba sentindo o impacto de cada uma das técnicas, o que pode deixá-la irritada, inchada com ardência. Por isso é sempre bom tomar alguns cuidados no pós-depilação para uma recuperação rápida.
A técnica escolhida pode ajudar na agressão à pele?
Todas as técnicas utilizadas vão atender ao objetivo, que é a retirada dos pelos. Algumas têm duração maior, outras nem tanto. Você deve levar em consideração o método com o qual se sente melhor.
Veja as características dos tipos de depilação mais utilizados:
Lâmina
A depilação com lâmina é a mais prática, fácil e barata. Os pelos podem ser raspados durante o banho, principalmente quando a pessoa não tem tempo de esperar que eles cresçam. O método é rápido e indolor, corta os pelos bem rente à superfície da pele, fazendo com que eles comecem a apontar em um ou dois dias.
O problema desse tipo de depilação é a formação de foliculite, infecção da raiz do pelo, que pode surgir em qualquer lugar do corpo, principalmente nas pernas, rosto, axilas e virilha. Isso acontece devido ao mau uso da lâmina e também da sua conservação, que pode acumular fungos e bactérias.
Cera
Se é quente ou fria, não importa: essa técnica é bem dolorosa! Isso porque a cera puxa os fios, arrancando-os da raiz. Com isso, eles demoram bem mais para crescer, deixando a pele lisinha por mais tempo.
Por ser um método um pouco mais agressivo, em virtude das puxadas, é comum a pele ficar vermelha, sensível e com propensão a desenvolver pelos encravados, em especial quando se puxa na direção contrária ao nascimento da raiz.
Linha
Também conhecida como depilação egípcia, a linha remove os fios pela raiz. O procedimento é dolorido e pode causar riscos para a pele, como vermelhidão e ardência.
Depilação a laser
A depilação a laser remove os pelos de forma progressiva e definitiva. É menos invasiva, diminui o volume e age diretamente na raiz. O procedimento é feito com o uso de um aparelho emissor de laser aplicado diretamente sobre os pelos a serem eliminados.
Esse método pode ser doloroso, embora exista aparelhos mais modernos que ofereçam a possibilidade de um incômodo menor. Algumas pessoas relatam algum desconforto após aplicação.
Como melhorar a condição da pele pós-depilação
Como vimos, independentemente da forma de depilação escolhida, a agressão à pele é algo comum entre elas. Afinal, o incomum é tirar os fios, e não mantê-los. Mas, como sabemos que optar por eles nem sempre é uma opção viável, é importante tomar alguns cuidados após fazer o procedimento.
Vamos a eles:
Evite roupas apertadas
O uso de roupas muito justas após a depilação provoca atrito entre a roupa e a pele, ocasionando irritação, vermelhidão e foliculite.
Proteja-se do sol
Depilar-se e logo em seguida se expor ao sol não é uma boa ideia. O ideal é esperar pelo menos 24 horas, a fim de evitar manchas indesejadas.
Use uma loção pós-depilação
A depilação é um procedimento que, além de sensibilizar a pele, a deixa com os poros abertos. Então, esse não é o momento de passar cremes e óleos, pois essas substâncias podem obstruir a região, provocando irritação e o surgimento de pelos encravados.
O ideal, no caso, é usar um produto específico que acalma, hidrata e refresca a pele, como o Hidrorregulador de Prata Coloidal da Mutari Pro Skin.
Essa é uma loção tônica balanceadora do pH, enriquecida com água de coco e prata coloidal, que tonifica a pele antes, durante e após qualquer tratamento corporal ou facial. Em outras palavras, pode ser usada no pós-depilatório, pós-peeling e pós-extração.
Os ativos presentes na formulação promovem ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antifúngica, ajudando a combater condições dermatológicas como acne, micose, erupções solares, lesões cutâneas e dermatite.
Ao usar o Hidrorregulador de Prata Coloidal no pós-depilação, você terá uma pele mais protegida, macia e hidratada.
Para mais informações sobre esse produto, entre em nossa Loja Virtual e aproveite para colocar no carrinho o pós-depilatório perfeito! Em caso de dúvidas, estamos sempre por aqui pra te ajudar. 😉