Para início de conversa vamos esclarecer um assunto de vez: morena e negra podem sim ter cabelos loiros!
Mas, qual o tom de loiro combina com a pele morena e negra? Qual a melhor técnica de coloração? Quais são os cuidados necessários após ficar loira? France Batistelli, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento e a Técnica Nacional, Joice Nara, ambas da Mutari, foram convidadas da Revista Guia de Tinturas em Casa e esclareceram essas dúvidas. Confira!
Antes de colorir os cabelos…
O cabelo loiro para morena e negra necessita de cuidados especiais, até mesmo antes da coloração. Afinal, ninguém aqui quer ficar loira com os cabelos ressecados e sem vida né?
Antes de ficar loira, o essencial é ir a um profissional para que ele possa analisar a saúde e resistência dos fios. Se o cabelo for crespo os cuidados são ainda maiores, já que eles são mais frágeis. Agora, se você possui química, o cuidado triplica pois os produtos para a coloração devem ser compatíveis ao os usados na química.
Dica: “Não é aconselhável o uso de papel-alumínio, pois é imprescindível visualizar em todo tempo o grau de clareamento e a elasticidade do fio. Acrescentar uma pequena porção de gel de queratina na preparação do pó descolorante reforça o tratamento e preserva a estrutura da fibra capilar” recomendou Batistelli na matéria.
Não vai colorir o cabelo todo de uma vez hein?!
Veja dicas cuidados, cortes para cabelos cacheados.
Colorir o cabelo todo, luzes ou mechas?
Quem disse que ficar loira era fácil?! Chegou a hora de decidir qual técnica de coloração usar. A verdade, é que todas as técnicas podem combinar com a morena e a negra, não existe um padrão.
Existe um receio muito grande entre as morenas e as negras antes de ficar loira. “Será que vou ficar bem loira?” A boa notícia é que existem técnicas de coloração, como as luzes e as mechas, que possibilita você de se preparar aos poucos.
As mechas são um tipo coloração estratégica nos fios, podendo ser em mechas finas ou largas e costumam ser mais marcadas do que as luzes.
Aproveite e saiba tudo sobre as mechas.
Já as luzes tem um efeito mais leve e é a técnica mais indicada para quem tem medo de fazer uma mudança radical.
Dica: Caso à sua vontade seja ficar loira das raízes as pontas, não vai querer colorir tudo de uma vez combinado? É imprescindível que você fique clareie os fios aos poucos, esse processo exige paciência mas evita que os fios fiquem super danificados após o processo.
Qual é tom de loiro ideal para pele morena e negra?
O loiro caí bem para qualquer pessoa e o resultado pode ficar incrível em qualquer tom de pele.
Morena – Para quem tem pele morena, os tons de loiro mais indicados são: dourado, acobreados e mel.
Negra – Para as negras são indicados: dourados, acobreados e caramelo.
E agora? Como cuidar dos cabelos loiros?
Produtos especiais
É muito importante que depois desse processo você tenha disposição para cuidar. Faça uma hidratação semanalmente ou pelo menos a cada 15 dias.
Escolha produtos com óleo e que ofereçam hidratação, sedosidade e brilho. Na matéria, a Revista Guia de Tintura em Casa, indicou para cuidar dos cabelos loiros o Sealfix – Selante fixador da cor, da linha Up Collori. Ele é super poderoso e ideal para cabelos coloridos! Além de conter filtro solar e agir como protetor térmico, ele é um fixador de cor que confere restauração instantânea, brilho, maciez e sedosidade aos fios.
Dica: Produtos com filtro solar em sua composição não podem faltar na bolsa. Ele protege o fio de se queimar e ainda evita que o cabelo fique com efeito amarelado.
Cuidados diários
O segredo para manter os cabelos loiros hidratados e saudáveis é essencial escolher shampoos específicos para cabelos coloridos. Não se esqueça de comprar um bom leave-in e uma máscara de tratamento.
“Fios coloridos necessitam de uma lavagem especial, para que os pigmentos durem por mais tempo” recomendou a técnica Joice Nara a Revista.
Confira 10 dicas preciosas para garantir a durabilidade da cor nos cabelos.
Manutenção
Com o tempo, os cabelos loiros tendem a mudar de tonalidade. Isso acontece devido a fatores externos como sol e água do mar.
A boa notícia é que existem produtos específicos para tratar o problema e evitar tons amarelados e indesejados.
A primeira opção é a Máscara Tonalizante. Desenvolvida especialmente para neutralizar os reflexos dourados dos fios, a Máscara Kerafashion Violet da Mutari contém queratina e proporciona ação anti-ageing, retenção de cor, condicionamento, maciez e brilho aos cabelos. Saiba como usar.
Outra opção para tratar os tons indesejados são os shampoos com pigmentação violeta. O Shampoo Neutralizador Violeta é ideal! Sua formulação sem sal oferece uma suave e eficiente na limpeza e neutraliza o efeito amarelado.
Na hora de retocar a coloração, a técnica Joice Nara alertou: “Normalmente quem faz sozinha acaba embolando os cabelos e perdendo-os, o que causa desuniformidade na cor e manchas. Isso sem contar que não se deve prender os fios quando a tinha possui amônia, pois a ação fica mais agressiva nas partes mais quentes”.
Com todas essas dicas, agora você não tem desculpa para não arrasar com os cabelos loiros.
Fonte: Revista Guia da Tintura em Casa / Seção: Negra Loira? / pág 09 á 11- janeiro/15