Se você faz progressiva, sabe o quanto ela deixa a vida mais prática. Não ter que ficar horas em frente ao espelho modelando e arrumando os fios é uma mão na roda, principalmente em dias de correria. Com a progressiva, é só lavar, secar (se quiser) e ou modelar rapidamente pronto.
Certo? Sim, mas nem tanto.
Utilizar química para ter o cabelo liso e sem frizz é o sonho de muitas mulheres, mas é também motivo de dúvidas e insegurança para quem vai aplicar a técnica pela primeira vez.
Acontece que a progressiva é apontada como a responsável por quase todos os danos nos fios. Contudo, não a tome como a grande vilã. Há muitas variáveis que podem fazer da progressiva a melhor ou a pior ideia da vida de alguém – e o produto utilizado no processo, por exemplo, é um fator decisivo.
Bom, existe tanta conversa em torno desse procedimento que fica difícil saber o que é certo ou errado. Por isso, vamos esclarecer de uma vez por todas as dúvidas sobre a escova progressiva, através de alguns mitos e verdades sobre o assunto.
#1 Progressiva muda a estrutura do cabelo?
Verdade.
Para que o resultado da transformação tenha uma durabilidade maior, a química usada na progressiva modifica a estrutura capilar, tirando a aparência ondulada. Ou seja, o cabelo é remodelado para ter o efeito liso.
#2 A escova progressiva sai com a lavagem
Mito.
O ativo utilizado na progressiva promove o alisamento permanente, onde é aplicado o produto com o objetivo de liso intenso não volta a forma natural, permanece liso. Dessa forma, as lavagens constantes não conseguem, remover a substância. Com o passar do tempo, mesmo que as madeixas não estejam tão lisas, elas ficam longe de ter o mesmo aspecto que o original.
#3 Existem tipos de progressiva que não danificam os fios
Verdade.
Como já dissemos, para que haja o alisamento, o produto precisa modificar a estrutura natural do cabelo.
É importante conhecer e avaliar a qualidade do produto que irá aplicar nos cabelos.
A Mutari por exemplo, tem o Redutor Mutari Progress que contendo em sua formulação Extrato de Bambu, Ácido Hialurônico, Bio éster de manteiga de Karité e queratina hidrolisada que minimizam os danos e tratam os fios durante o procedimento.
Outro fator importante é a anamnese capilar que o profissional irá realizar no salão, muita das vezes o cabelo se encontra frágil e precisa de um cronograma capilar para recuperar os fios antes de realizar o alisamento.
#4 A progressiva desbota a coloração
Verdade, pode ocorrer.
O desbotamento pode acontecer em cabelos coloridos e descoloridos por causa da temperatura da prancha, o calor captura os pigmentos, ocorrendo o desbotamento.
#5 –O cabelo nunca mais volta a ser o que era antes
Mito.
É possível voltar a ter o visual de antes da química. Isso acontece porque a escova progressiva muda a estrutura capilar, e não a raiz do cabelo. Então, se você enjoou do estilo ou se arrependeu da progressiva, o melhor caminho para ter seus cachos de volta é a transição capilar, ou seja, deixar os fios crescerem.
#6 Toda escova progressiva usa formol
Mito.
Quando a escova progressiva surgiu, o formol era muito utilizado, pois acreditava-se que só ele garantia fios mais lisos e disciplinados. A notícia ruim? O produto é toxico e faz um mal danado à saúde. Por isso, a Anvisa proibiu o uso excessivo da substância, permitindo apenas 0,2% com função de conservante.
E, já que tocamos no assunto…
… escova sem formol é possível?
Um dos receios ao se usar a técnica da progressiva é a questão do formol. Afinal, quando ingerido, inalado ou em contato com a pele, o produto pode causar dor de cabeça, falta de ar e visão embaçada, danifica os fios entre outros sintomas. A longo prazo, pode trazer prejuízos permanentes à saúde.
Com os avanços em pesquisa e tecnologia foram desenvolvidas outras opções de químicas legais que garantem efeitos maravilhosos, superiores, e que não prejudicam a saúde e ainda deixam o cabelo liso, sem frizz e brilhante.
Quem duvida ainda não conhece a linha Mutari Progress.
Sempre preocupada com a saúde dos cabelos, a empresa criou 1 produto que irá mudar o seu conceito na hora de fazer escova progressiva: Mutari Progress.
Ela alisa os fios de forma segura, e promove técnicas diferentes, como abertura de cachos, redução do frizz ou o liso absoluto, sem prejudicar a saúde da cliente e dos fios. Isso porque a formulação da escova progressiva Mutari, não contém formol. Ou seja, todos os ativos que compõem a linha tem como base ativos nobres: Extrato de Bambu, Ácido Hialurônico, Bio éster de manteiga de Karité e queratina hidrolisada que minimizam os danos e tratam os fios durante o procedimento.
Dessa forma, o Redutor Mutari Progress consegue atuar na fibra capilar, promover alisamento total ou parcial (conforme o passo a passo escolhido) e hidratação, e tudo isso sem a necessidade de formol.
Isso mesmo: zero formol. Zero. Nadinha. E 100% de progressiva, cumprindo o prometido.
Tem mais alguma dúvida sobre escova progressiva? Entre em contato com a Mutari e venha ver o que temos para te oferecer de melhor.