Cabelos são cabelos, certo?
A estrutura de um fio é a mesma na cabeça de um homem ou de uma mulher, sem dúvidas. Mas não podemos ignorar o fato de que os fios também fazem parte de um complexo sistema corporal que envolve diversos outros fatores, como os hormônio – e esse item, sozinho, já faz toda a diferença.
Por isso, a resposta para a pergunta do título é “sim”, produtos para cabelos masculinos são essencialmente diferentes dos feitos exclusivamente para os cabelos de mulher. A diferença é pequena, mas está presente nas fórmulas para que o aproveitamento dos produtos básicos (xampu e condicionador) de homens seja o mesmo que as mulheres tem.
Mas onde mora a diferença?
Nos homens, graças aos hormônios, o cabelo é naturalmente mais oleoso do que nas mulheres. Isso ocorre porque, neles, os níveis hormonais estimulam mais a produção de sebo do couro cabeludo, então os xampus e condicionadores destinados ao público masculino devem levar isso em consideração.
Sem contar que o pH do cabelo masculino é mais estável, enquanto o das mulheres pode variar bastante entre o ácido e o alcalino, dependendo muito das fases hormonais. Portanto, uma linha que dê aos homens mais possibilidades do fio uniformemente saudável é sempre uma boa opção.
Isso, contudo, não impede que uma família inteira utilize o mesmo xampu ou condicionador: as consequências desse compartilhamento não são graves para nenhum dos dois lados. O que acontece é que, às vezes, existe a vontade de cuidar dos fios com um nível mais alto de personalização, inclusive para definição de estilo.
Nesse caso, o melhor a se fazer é escolher, para os homens, uma linha exclusiva de cuidados masculinos – e que possam atender, literalmente, à barba, cabelo e bigode.
Produtos específicos para cada finalidade
Assim como as mulheres, os homens também abraçam seus estilos através do modo de disposição dos fios, estejam eles na cabeça ou no rosto. Como cada parte da moldura exige uma série especial de atenção, o ideal é ter um produto diferente para cada necessidade masculina: hidratação, modelagem (inclusive de barba) ou o tal “efeito descuidado”, para um visual sem muita estrutura.
Para todos os casos, além do xampu e condicionador, é bom ter na nécessaire masculina produtos como o gel de fixação e a pomada modeladora, que vão garantir possibilidades diferentes de estilo a um mesmo cabelo, dependendo apenas das vontades do homem para montar seu estilo em cada ocasião.
Saúde em primeiro lugar
Vale lembrar que dispor de bons produtos para cabelos e barbas é essencial para uma finalidade da qual muitos homens não se dão conta, principalmente na questão dos pelos do rosto: é preciso manter a higiene dos fios sempre em dia, para que não sejam desenvolvidos problemas capilares, como caspa e seborreia, e para manter o rosto sempre cheiroso.
Ainda tem gente que acredita que “esse negócio de lavar cabelo” é coisa de mulher e que homens, especialmente os de cabelos curtos, não precisam se preocupar com xampus, condicionadores e outras coisas. Isso, claro, é mentira – e fica ainda mais evidente a necessidade de cuidados especiais quando estamos falando da barba.
Por ser um conjunto de pelos no rosto, onde a oleosidade pode ser maior, e por estar em contato quase que direto com nossa via de alimentação, a barba pode formar colônias de bactérias que aumentam o odor ou podem machucar o rosto. Então, é fundamental cuidar da higiene antes mesmo da beleza e do estilo, até porque uma coisa é consequência da outra: não dá pra ser estiloso e sujinho ao mesmo tempo, certo?
Portanto, pode compartilhar com a família o xampu e o condicionador, mas, para evoluir nos cuidados personalizados, com a higiene e a beleza dos fios da cabeça e do rosto, use e abuse de bons produtos masculinos para tratamento capilar. Eles vão fazer uma enorme diferença no seu dia a dia.