Em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março, queremos propor uma reflexão sobre o uso racional dos recursos hídricos e medidas para evitar o seu desperdício.
Todo mundo sabe que a água é o bem mais precioso do planeta, sendo fundamental para as diferentes formas de vida na Terra. O elemento é vital para a sobrevivência de animais, vegetais e nas inúmeras atividades que envolvem o ser humano.
Além disso, a água tem um papel principal na economia, já que ela é indispensável na produção de alimentos, utilizada em processos industriais e no consumo próprio, tanto para limpeza, quanto no cozimento de refeições.
A ameaça de escassez de recursos hídricos é uma realidade?
Fomos educados a pensar que a água é um recurso infinito e o seu uso abundante e desenfreado não causaria impacto de abastecimento para a população. Mas não é isso que temos visto nos últimos anos.
A escassez de água no mundo está sendo agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo sustentável dos recursos naturais. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável.
Podemos dizer que o Brasil ainda é privilegiado em relação ao resto do mundo, pois temos uma das maiores disponibilidades de recursos hídricos, porém ela não chega em igual condição de consumo para todas as regiões.
Além disso, a mudança de clima e a diminuição das chuvas, em função da degradação da natureza, tem favorecido a redução dos recursos hídricos em nossas bacias.
Não podemos esquecer a escassez hídrica que aconteceu em 2014 e obrigou cidades economicamente centrais no país, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a fazer rodízio de abastecimento de água, afetando a economia e a qualidade de vida de milhões de pessoas.
Cada um faz a sua parte!
A falta de água em escala global não é culpa de quem lava o passeio da rua com mangueira ou demora no banho. O buraco é mais embaixo e envolve uma indústria gigantesca de criação e tratamento de insumos animais, além da emissão de carbono das confecções, companhias aéreas e demais indústrias.
Mas, mesmo assim, se cada um fizer um pouquinho, o resultado tende a ser positivo – pelo menos para a comunidade local.
Muita gente acha, por exemplo, que para lavar o cabelo bem lavadinho, é indispensável demorar no banho. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. É possível higienizar os fios direitinho e ainda preservar o meio ambiente. Veja as 3 dicas que separamos para você!
Desligue o chuveiro quando não estiver utilizando
Temos o costume de deixar o chuveiro ligado durante todo o período do banho. Isso gera um grande desperdício de água, além de valores elevados na conta de luz.
Por isso, ao entrar para o banho, molhe bem os cabelos e com o auxílio das mãos, abra os fios para facilitar a entrada da água. Desligue o chuveiro para aplicar o shampoo.
Aplique o shampoo uma única vez
Se você repete a lavagem três vezes, só para ter certeza que o cabelo está limpinho, repense. Usar o produto uma única vez já é o suficiente. Basta espalhar o conteúdo nas madeixas e massagear o couro cabeludo com delicadeza.
Mas aqui tem um detalhe: é preciso escolher bem a marca de shampoo para garantir a eficiência na limpeza e condicionamento. A rentabilidade dos produtos Mutari, por exemplo, oferece uma boa economia, já que apenas 20ml de qualquer linha de shampoo é o suficiente para lavar bem os fios.
Com nosso produto, enxágue os fios, repetindo o processo com as mãos. Desligue o chuveiro, aplique a mesma quantidade de condicionador ou máscara e enxágue novamente.
O que fazer com os cabelos rebeldes?
Cabelos crespos, cacheados, ondulados e afros podem ficar armados e rebeldes no Day after, necessitando de uma nova lavagem para refazer os cachos, a dica é utilizar o Umidificador de cachos para revitalizar a definição e nutrir e hidratar os fios.
Outra sugestão é prender as madeixas, estilizando os fios com a pomada modeladora. Mesmo que o fio esteja sujo, ele se renova em grande estilo. Assim, você pode ficar mais dias sem lavar os cabelos.
Todas as linhas da Mutari são bem econômicas, e um pouquinho já faz toda a diferença na limpeza e hidratação dos cabelos. Entre em nossa loja virtual e veja o quanto você pode lucrar com ela e ainda proteger o meio ambiente!